Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Como emagrecer de maneira saudável

Hoje em dia, nós somos bombardeadas diariamente com informações midiáticas sobre dietas milagrosas e métodos rápidos para perda de peso – além,  é claro, dos padrões de beleza voltados para a magreza.

Por isso, é importante ter em mente duas coisas importantes: a primeira é que o peso ideal varia de pessoa para pessoa. Isso significa que para estar saudável e bem consigo mesma, você não precisa ter o peso ou o corpo da atriz famosa que saiu na revista; a segunda é que, para emagrecer com saúde, você precisa mudar seu estilo de vida, e isso inclui mudar hábitos alimentares e praticar atividade física.

Perder peso com saúde pode ser mais fácil do que você imagina e essa matéria vai te ajudar com algumas dicas práticas. Confira!

1# Esqueça as dietas restritivas ou da moda

Essas dietas são propostas de perda de peso em curto prazo, normalmente acompanhadas de restrição alimentar.

Isso significa que a maioria das mulheres que a fazem não aprende a se alimentar melhor, não muda seu estilo de vida e consequentemente ganha todo o peso perdido em pouco tempo.

Definitivamente, essa não é uma boa escolha!

2# Beba muito líquido

Comece o dia bebendo água! É uma ótima forma de colocar o seu organismo para trabalhar. Além da água, outros líquidos podem ser consumidos ao longo do dia (água de coco, chás, sucos naturais) sem açúcar.

Devem ficar de fora os refrigerantes, sucos de caixinha e outras bebidas adoçadas.

Os líquidos devem preferencialmente ser consumidos meia hora antes ou depois das refeições principais, ou nos intervalos.

3# Faça refeições regulares

Não espere sentir muita fome para comer. Quanto mais fome temos, mais difícil é manter o consumo balanceado. Além disso, o nosso organismo tende a se acostumar com os horários que comemos, então se você come nos horários certos, dificilmente sentirá fome fora de hora!

4# Consuma proteínas diariamente

As proteínas desempenham muitas funções importantes no nosso organismo, no processo de emagrecimento vão garantir que consigamos manter e construir massa magra para adequar nossa composição corporal (nessa fase é necessário praticar atividade física).

As melhores opções são as carnes magras, os peixes que desempenham ação anti-inflamatória (ajudam a desinchar), o ovo, o leite e os derivados também (são excelentes fontes de cálcio).

5# Consuma alimentos que aceleram o metabolismo

Manter o nosso metabolismo trabalhando em um ritmo acelerado favorece a perda de peso. Sendo assim, podemos incluir na nossa rotina alimentar alguns alimentos que apresentam essa propriedade. Para isso, não deixe de ler a nossa matéria sobre 5 dicas para acelerar o metabolismo.

6# Consuma fibras

As fibras vão aumentar a saciedade, fator importante para quem precisa emagrecer, já que assim ela nos mantém saciado por mais tempo.  As melhores fontes de fibras são as frutas, verduras e legumes. Os alimentos industrializados como os pães, mesmo que na versão integral, devem ser consumidos com moderação!

7# Sal e açúcar com moderação

Se você conseguir excluir o açúcar de adição da dieta, ótimo! Se não conseguir, consuma com moderação. Ele contribui com grande parte das calorias diárias, dependendo da quantidade consumida. Os adoçantes são uma alternativa, mas não funcionam para todas as pessoas.

8# Prefira os alimentos in natura

Quanto mais natural for a sua alimentação, mais saudável ela será! Prefira preparar as refeições em casa com ingredientes naturais e orgânicos. Use e abuse dos temperos naturais para deixa-las muito saborosas. Evite ao máximo os alimentos industrializados!

9# Mantenha o foco e a motivação

Manter-se motivada é essencial para promover mudanças à longo prazo. Uma dica legal é fazer essas mudanças na companhia de alguém (marido, namorado, família, filhos, amigas, etc), fica mais fácil e prazeroso!

10# Pratique atividade física

Essencial para otimizar a queima de calorias, garantir um físico mais bonito e te manter animada e feliz! Qualquer tipo de atividade física é válida, escolha aquela que te dá mais prazer, desde uma caminhada na esteira até pular corda.

11# Tenha boas noites de sono

Por fim, os benefícios de dormir bem são comprovados. Proporcionam melhor qualidade de vida, ajudam a recuperar o corpo do exercício físico, reduzem a compulsão alimentar, além de vários outros benefícios. Se você tiver insônia, não deixe de ler o nosso texto Como melhorar sua qualidade de vida tratamento a insônia.

Vale lembrar que é fundamental estar com seus exames bioquímicos em dia, pois qualquer alteração pode influenciar diretamente na perda de peso!

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *