Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Como sobreviver ao primeiro dia de academia

Hoje sabemos que o sedentarismo aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e as doenças cardiovasculares.

Por outro lado, praticar atividade física regular favorece o gasto energético e o controle do peso corporal, pode reduzir a pressão arterial, aumentar a quantidade de massa muscular e melhorar nossa condição cardiorrespiratória, além de outros benefícios psicológicos – como o aumento da autoestima e a redução dos quadros de depressão.

Portanto, para você que já tem essa consciência e escolheu a academia para sair do sedentarismo, ai vão algumas dicas de como sobreviver ao primeiro dia.

Tenha em mente seus objetivos

Deixe claro para si mesma o motivo que a fez sair do sedentarismo e encarar a academia para mudar o estilo de vida.

Não se intimide ao se deparar com muita gente, com muitos aparelhos que você não tem ideia de como funcionam e com várias pessoas saradas. Você vai chegar lá – e vai intimidar os outros. Heh.

Faça a avaliação física

As academias tendem a propor uma avaliação inicial. Os resultados e o objetivo inicial do aluno auxiliam a definir de forma mais fácil e assertiva o melhor treino.

O problema é que começar a fazer exercícios a partir do resultado da avaliação inicial pode ser um pouco desanimador.

Não desanime! Você não é e nem será a única a passar por isso. Talvez aquela mulher de corpo escultural não fosse assim quando entrou. Tenha força de vontade, e em breve observará mudanças positivas nas próximas avaliações.

Acessórios

Escolha roupas apropriadas para a prática de atividade física. O essencial é que elas deixem-na confortável. Adeque as roupas também ao clima/estação do ano. Nada de colocar um moletom grosso por cima da roupa, em pleno verão para disfarçar as gordurinhas, hein! Lembre-se que você esta no local certo para eliminá-las, então não há do que se envergonhar.

A garrafa de água é um dos acessórios mais importantes, já que vai te ajudar a manter a hidratação e economizar nas idas ate o bebedouro.

Além desses, podemos incluir nessa lista uma mochila com seus itens pessoais, um cadeado se for necessário para usar no armário, uma toalha pequena para enxugar o suor e, se gostar de música para relaxar, deixe pronta uma playlist com suas músicas favoritas.

Siga o treino à risca

Não copie ou faça exercícios adicionais aos que estavam na sua programação para parecer que está em um nível mais avançado.

Lembre-se que você é uma iniciante, e que não há nenhum problema nisso. Normalmente os iniciantes passam por um treino de adaptação no início, então não se preocupe se serão poucas repetições ou pouco peso, o importante é preparar o seu corpo para o que vem pela frente!

Seja paciente

Você já deu o primeiro passo, que foi sair do sedentarismoAgora tenha calma! Os resultados não aparecerão do dia para a noite, mas começarão a dar mostrar se mantiver uma rotina adequada e orientada do treino, uma alimentação balanceada e uma dose de persistência.

Vá em frente!

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *