Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Conheça os principais benefícios do cacau

O cacaueiro é a árvore que dá origem ao fruto conhecido como cacau. Cultivado na Amazônia, ele é aplicado em diversas preparações que ganharam o mundo, tais como o chocolate.

O fruto do cacaueiro apresenta casca roxa ou amarelada, sementes e uma polpa adocicada. As sementes são mais utilizadas para fabricação de alimentos, como o chocolate, mas a polpa fresca do fruto, recentemente, tem sido utilizada como suco.

Indiscutivelmente, o grande consumo desse alimento se deve as suas características sensoriais, como aroma e sabor, e pelos inúmeros benefícios à saúde, devido ao seu valor nutricional.

Quer conhecer alguns desses benefícios? Veja o que preparamos para vocês nessa matéria!

1# Antienvelhecimento

Rico em antioxidante (polifenóis), combate os radicais livres mantendo a saúde das células e prevenindo o envelhecimento precoce, especialmente o da pele.

2# Melhora o humor e a ansiedade

Auxilia na produção de serotonina, o hormônio do humor e da sensação de bem-estar.

3# Aumenta os níveis de energia

A teobromina e a cafeína presentes no cacau são substâncias estimulantes do organismo, que podem proporcionar uma energia a mais durante o seu dia.

4# Melhora a circulação sanguínea

A ação vasodilatadora melhora a circulação dentro dos vasos. Isso gera benefícios muito importantes como redução do risco de desenvolver hipertensão arterial, aumento da proteção cardiovascular e melhora da cognição e da memória.

5# Melhora a saúde intestinal

Algumas substâncias presentes no cacau ajudam a aumentar a quantidade de bactérias benéficas no intestino, garantindo mais saúde para esse órgão.

6# Pode auxiliar no tratamento do diabetes

O cacau pode promover melhor controle da insulina, hormônio que esta diretamente ligado ao controle da doença.

… Quanto consumir de chocolate?

De 30 a 40 gramas de chocolate amargo por dia. O chocolate branco não possui os benefícios que apresentamos acima, porque tem na composição apenas a manteiga do cacau. Já o chocolate ao leite possui muito leite e açúcar na composição, o que dificulta o consumo dos nutrientes mais importantes em apenas uma porção diária; por isso a nossa escolha é o chocolate amargo!

Dica: para adequar a quantidade de cacau que deve ser introduzida na sua dieta, procure um profissional nutricionista e tenha uma orientação personalizada!

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *