Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Por que usar cosméticos naturais e como introduzi-los na sua rotina

Você já pensou que pode estar passando na pele e nos cabelos produtos que podem prejudicar o seu corpo? Cada dia mais nos conscientizamos e buscamos uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos e sem produtos industrializados e não pensamos muito sobre isso a respeito do que passamos no nosso corpo.

A nossa pele é o nosso maior órgão; ela nos protege, mas também absorve o que colocamos nela. Essas substâncias absorvidas vão para a corrente sanguínea, ou seja, entram com contato com o nosso organismo como um todo. E é aí que devemos repensar o que estamos usando.

Se você olhar a composição e somar cada substância dos produtos de higiene e estética que usa diariamente vai notar que entra em contato com mais de 100 itens por dia!

O risco…

Vários desses ingredientes foram pouco estudados e estão associados ao surgimento de câncer e outras doenças. Em sua maioria, essas substâncias estão no produto para dar consistência, cor, cheiro e conservar os produtos, questões mais ligadas ao marketing e ao mercado do que ao benefício em si. E pasmem! Muitas delas são consideradas irritantes. Parece absurdo que um produto feito para a pele irrite a mesma, não é?

A alternativa são os cosméticos naturais

O mundo da beleza é similar ao da alimentação: começou com receitas caseiras, passadas de geração em geração. E foi se automatizando até que chegou num ponto que é necessária a nossa reavaliação. Pergunte para sua avó quantos cosméticos ela usava e quais as receitas naturais para manter a pele e os cabelos bonitos e saudáveis.

Cosméticos naturais são produzidos com extratos de plantas, minerais e sem aditivos sintéticos que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente.  Você mesma pode fazer seus cosméticos, mas com a correria do dia a dia é bom contar com marcas especializadas nisso.

Quanto mais puro melhor

Dê preferência para os produtos orgânicos. As plantas orgânicas são livres de agrotóxicos, que são uma classe de aditivos usados no solo e nas plantações para aumentar a produtividade e diminuir as pragas, contaminando o solo a água e os lençóis freáticos. Que é toxico, não precisamos nem comentar, imagina o que esses resíduos podem fazer no nosso organismo.

Busque pelos certificados

Hoje existem duas certificadoras que podem te ajudar a encontrar produtos naturais. Os selos garantem que mínimo 95% da matérias-prima seja natural e os outros 5% podem constituir substancias sintéticas que não estão na lista das substancias proibidas. Os selos ainda proíbem matérias geneticamente modificadas, substâncias testadas em animais ou proveniente do sofrimento destes.

Black List

As matérias-primas proibidas pelas reguladoras são: corantes e fragrâncias sintéticas, derivados do propileno, amônia, silicone, conservantes sintéticos, dietanolamidas, derivados do petróleo. Na prática você vai encontrar na composição dos produtos os nomes na lista abaixo:

– PARABENOS (todos)
– PROPYLENO GLYCOL (propileno glicol)
– TRICLOSAN
– FORMALDEÍDOS
– PEG
– BHA e BHT
– LAURIL/LAURETH SULFATO DE SÓDIO
– ÓLEOS MINERAIS 
– SILICONES
– DEA e TEA
– SILOXANOS
– PARFUM
– ALUMINIUM CHLORYDRATE (cloridrato de alumínio)

Leve uma lista na bolsa e sempre leia a composição dos produtos.

É sustentável da cabeça aos pés

Cosméticos naturais com certificação ajudam preservar o meio ambientes. Você contribui para uma cadeia que respeita a natureza. Cuidando desde a preparação do solo até o resíduo do produto que vai pelo ralo do chuveiro. E assim preserva a saúde de todos, incluindo a dos produtores e a sua! Você acaba promove um ciclo de produção mais descentralizado, ético e sustentável.

Legal! Mas não sei onde comprar

A maioria das marcas tem lojas online próprias e você pode também comprar pelas lojas online multimarcas:

https://www.useorganico.com.br

http://www.matriznatural.com.br

https://www.e-cosmetique.com.br

https://www.lohasstore.com.br/

https://www.belezadocampo.com.br/

Eu uso alguns cosméticos naturais e sou considerada uma novata nessa busca. Não sou super radical,e  na verdade quando comecei estava mais preocupada com a saúde da minha pele. Mas percebi que esses cosméticos vão além do discurso e de certa forma me senti mais conectada com a natureza. Ser mais consciente e entender que as minhas escolhas interferem diretamente no mundo me faz pensar cada vez mais em como eu posso fazer a mudança, mesmo que seja trocando um simples shampoo.

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *