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Tudo sobre a Dieta Dukan

A dieta Dukan é um método de emagrecimento proposto pelo médico francês Pierre Dukan, com o objetivo de ajudar aqueles pacientes que tinham dificuldade de perder peso através das dietas convencionais.

O método tem como característica priorizar o consumo de proteínas magras e gorduras benéficas para o organismo e restringir o consumo de carboidratos. O passo a passo completo está publicado no seu livro “Eu não consigo emagrecer”.

Se a sua primeira curiosidade é quanto tempo terá que dedicar a dieta Dukan para ver resultados, a resposta é: depende!

O tempo de duração varia de acordo com a quantidade de peso que você deseja perder. Para tornar o acompanhamento mais fácil, ela foi dividida em 4 fases:

1ª – Fase de ataque

Nesta fase apenas alimentos fontes de proteínas são permitidos como: ovos, carne bovina, peixes, aves sem pele, leite e derivados com baixo teor de gordura, café e chá sem açúcar.

É recomendado consumir 1 colher de sopa de farelo de aveia, todos os dias. Isso vai ajudar a manter o funcionamento intestinal e também a manter a saciedade.

O consumo de água é recomendado em todas as fases, em torno de 2 à 3 litros por dia. Essa fase deve ter de 1 a 7 dias de duração e uma perda de peso que pode variar de 1 à 5 kg.

2ª – Fase do cruzeiro

Nesta fase além das proteínas, é permitido consumir legumes e verduras como: abobrinha, berinjela, cogumelo, abóbora, couve, tomate, pepino entre outros; porém, em alternância com a fase 1 (ex: um dia consome-se apenas os alimentos permitidos na fase 2, no outro dia consome-se apenas os alimentos permitidos na fase 1, e assim por diante). Essa alternância deve ser feita por pelo menos 7 dias.

3ª – Fase de consolidação

Esta fase começa quando você já tiver alcançado o peso desejado e tem por objetivo manter este novo peso. Não é mais necessário alternar as fases, alguns alimentos podem ser incluídos como: pão integral, tubérculos, frutas, arroz, macarrão, 1 taça de vinho ou cerveja, porém todos com restrições quanto a frequência de consumo.

A duração dessa fase depende da quantidade de peso que você perdeu e/ou precisar perder ainda. A conta é simples:

Situação 1 – Se você já alcançou o peso desejado, deve multiplicar o peso perdido por 10. O valor encontrado é a quantidade de dias que você deveria permanecer na fase de consolidação, para que seu organismo se adapte com o novo peso.

Situação 2 – Se você ainda precisa perder peso, considere 10 dias nessa fase para cada 1kg de peso que ainda precisa perder.

4ª – Fase de estabilização

Nesta fase todos os alimentos são permitidos, porém com moderação. É importante manter o consumo de água adequado, preferir os grãos integrais e consumir frutas diariamente. Recomenda-se que 1 vez por semana, os alimentos consumidos sejam o da fase de ataque e que pratique pelo menos 20 minutos de atividade física diariamente.

Vantagens:

Podemos considerar a perda de peso rápida a principal vantagem desta dieta.

Desvantagens:

O alto consumo de proteínas pode sobrecarregar a função renal, principalmente quando o consumo de água não está adequado. Além disso, alimentos de origem animal oferecem maior quantidade de gorduras, podendo aumentar os níveis de colesterol.

O baixo consumo de carboidratos está relacionado com sintomas como: desmaio, dor de cabeça, mau humor, irritabilidade e ansiedade, porque reduzimos os níveis de serotonina (hormônio relacionado à sensação de bem-estar).

Esse tipo de dieta não ajuda a promover mudança de comportamento alimentar. Assim, se você não mantiver um consumo adequado para o resto da vida, com certeza recuperará os quilos perdidos, e bem depressa!

Mulherada, se a ideia é perder peso, independentemente do método que pretende adotar, procure um profissional nutricionista para auxiliar nesse processo e garantir que você alcance a perda de peso com saúde.

Ainda sem comentários.

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