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O dia em que vendi uma sacola de papelão por R$ 40

Uma coisa muito louca está acontecendo: pessoas estão comprando sacolas de papelão de marcas famosas. Isso mesmo, comprando!

Confesso que me senti incrédula ao ler uma notícia segundo a qual pessoas estavam à procura de sacolas de marcas de luxo.

Então decidi colocar à venda uma da Burberry que já estava parada no meu armário há algum tempo. Ela não chegou a ficar uma só semana anunciada e foi comprada por R$ 40! Surreal.

Mas uma coisa me intrigava em tudo aquilo. A sacola era original, de qualidade e aguentava bastante peso, mas ainda assim não justificava o preço. Após uma empreitada intensa nos sites de busca, descobri muito mais do que esperava:

1# Alimento para o mercado das falsificações

As falsificações de itens de luxo não são novidade e, com as modernizações, fica cada vez mais difícil discernir o que é real do que não é. É aí que a sacola de papelão entra, visto que os vendedores recorrem a elas na esperança de convencer o comprador de que o item é de fato original.

2# É tudo pela marca

Uma das razões pela qual essa sacolas estão vendendo é pelo fato de estamparem um símbolo de status. Por mais que seja apenas papel, para muita gente o importante é o que elas ostentam.

O centro deste mercado é a China, um país marcado pelo imenso abismo que existe entre as classes sociais e muito conhecido pelas milhares de cópias que são exportadas todo ano ao redor do globo. Lá, esse tipo de consumo tomou proporções extraordinárias e agora até mesmo sacolas falsas estão sendo fabricadas e vendidas online.

Para o jornal inglês Daily Mail, um fabricante de sacolas e caixas falsas de marcas de luxo confessou que a maior parte das pessoas compra as sacolas por conta do logotipo e nada mais.

Ele afirmou que “costumava produzir sacolas para pessoas que criavam suas próprias marcas para lojas online, mas que posteriormente percebeu um crescimento na demanda pelas com logos de marcas de luxo.”

3# É no mundo todo!

Com o aumento dos preços dos itens icônicos de marcas como Louis Vuitton e Chanel, a moda da sacola de papelão está se espalhando para outros países — e é provável que tenha chegado aos ouvidos da pessoa que adquiriu meu produto.

De fato, não tenho como saber exatamente por que a pessoa comprou a minha sacola. Poderia ser tanto para revender um item falsificado, quanto para usá-la mesmo. O que deu para tirar de tudo isso? O mundo tá cada vez mais louco!

Ainda sem comentários.

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